Historial

 

Núcleo de Árbitros de Futebol da Linha de Sintra (NAFLS), foi fundado a 5 de Julho de 1986 por quatro árbitros moradores no Concelho de Sintra, Manuel Maria Antunes, o seu primeiro presidente, ao tempo árbitro de segunda categoria nacional, António José Amaral Dias, Júlio Manuel Martins da Conceição e Adriano da Conceição Aguiar Andrade, e faziam as suas reuniões às Sextas-Feiras, rotativamente nas suas residências. Actualmente, as reuniões do futebol de 11 são às Terças-Feiras a partir das 21:30 horas.

Com o passar do tempo, e porque mais árbitros da zona de Sintra iam aderindo, as reuniões passaram a realizar-se, primeiro na garagem de Manuel Maria Antunes, em Mira-Sintra, e depois em instalações desactivadas da Junta de Freguesia de Agualva-Cacém, também em Mira-Sintra.

Em 1990 nova mudança de instalações, desta vez para a sede da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, e mais tarde veio finalmente ocupar aquela que é hoje a sua sede actual, na Rua da Choupaninha, nº5 c/v dtª (antiga Junta de Freguesia). O contributo dos vários presidentes da Junta de Freguesia de Rio de Mouro foi decisivo na prossecução deste objectivo: a cedência de instalações que o Núcleo considera como sua sede.

 

Tendo como objectivo a aquisição de material didáctico, acções de formação e a realização de convívios entre os seus associados e familiares, nomeadamente a festa de Natal e a festa de encerramento de actividades, foi instituída inicialmente uma quotização semanal de vinte e cinco escudos tendo este valor evoluído para os presentes dois euros mensais.

No dia 25 de Maio de 1992, acontece um feito histórico para a Arbitragem Nacional, sendo o Núcleo com a 1ª Filiação Colectiva da APAF, situação que muito nos honra e dignifica.

 

Actualmente o número de associados é 162, número que engloba árbitros de futebol de onze (da Liga, segunda e terceira categoria nacional, dos vários escalões distritais, árbitros jovens, árbitros assistentes da Liga e um internacional, observadores da FPF e AFL, um monitor e um instrutor com curso da FPF), e árbitros de futsal, onde se incluem um internacional, árbitros de primeira, segunda e terceira categorias nacionais, e árbitros dos vários escalões distritais.

No que respeita aos incentivos anualmente recebidos, ao abrigo de protocolos existentes, contam-se o da Câmara Municipal de Sintra (CMS) e o da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), por intermédio do seu Conselho de Arbitragem (CA), entidades estas a quem o Núcleo muito agradece.

Os nossos associados treinam todas as Terças e Quintas-Feiras entre as 19:15 e as 20:30 horas orientados pelo professor Jaime Areias, com mestrado em Educação Física e com provas dadas na preparação específica de árbitros de futebol. Os treinos decorrem em Massamá no Real Sport Clube que nos cede as suas instalações graciosamente. Também para este clube é devida uma palavra de agradecimento.

 

Ao primeiro Presidente do NAFLS, já citado no início desta resenha histórica, sucederam-se por ordem cronológica, João Francisco Cardoso Morais, José Fernando Martins Padinha, António José Amaral Dias, Fernando António Rodrigues Correia, Manuel Fernando Valente Pinto Mendes, Hugo Filipe Ferreira de Campos Moreira Miguel, Armando Jorge Rocha Ferreira Alves Branco e Luís Filipe Duarte Brás seu actual Presidente.

O crescente aumento do número de jovens árbitros e árbitras, de árbitros que concluem o curso logo após os 18 anos e de novos árbitros da variante de futsal, tem-se reflectido numa maior dinâmica do nosso Núcleo.
Realce-se que foi a CMS, em 1984/5, no âmbito do futebol infantil, que levou por diante a concretização do projecto "Os Árbitros Jovens", formando e iniciando desportivamente, ocupando os seus tempos livres, os jovens do concelho.

O projecto referido, "Projecto Escolas de Futebol", que inicialmente envolveu quatro centros de formação, foi-se tornando mais complexo, fruto da dedicação e empenhamento de todos os intervenientes neste projecto: CMS, dirigentes, treinadores, pais, etc. No apoio à concretização deste projecto, desde sempre a colaboração da AFL/NAFLS, no que se refere à arbitragem dos jogos dos Quadros Competitivos (futebol de 11 e 7) foi uma realidade.

 

Em 1987/8, com a participação de 46 equipas, 23 de escolas e 23 de infantis, não houve capacidade de resposta por parte das entidades atrás citadas para as nomeações de árbitros que cobrissem todos os jogos.

Da situação ocorrida, e reflectindo o NAFLS conjuntamente com o CA da AFL e a CMS, concluíram da necessidade de fazer a captação de árbitros nas escolas sendo-lhes posteriormente dada formação através dos nossos ex-presidentes, João Morais e José Padinha. Deste empenhamento conjunto nasceu o "Quadro de Árbitros Jovens", sendo que presentemente alguns desses elementos já fazem parte dos quadros de árbitros do CA da AFL.

A modalidade de futsal, lacuna existente em todo o panorama da arbitragem nacional, foi acarinhada pelos sócios deste Núcleo. Esta vertente do futebol tem agora o seu tempo próprio às Quintas-Feiras a partir das 21:30 horas. Os elementos do Núcleo responsáveis por esta modalidade organizaram o XI Encontro Nacional de Árbitros, cronometristas e observadores de Futsal a 23 de Maio deste ano de 2004, e embora tivesse sido apenas um almoço convívio, teve um enorme sucesso dado que vieram pessoas de todo o País para engrandecer ainda mais o evento.

 

O NAFLS presta colaboração ao CA da AFL nomeando árbitros, de preferência jovens, para os jogos de futebol de 7 que se realizam no Concelho de Sintra e, por vezes, em zonas limítrofes. Colabora ainda com nomeações de árbitros para o torneio anual da Câmara Municipal de Cascais, para vários torneios de Carnaval, Páscoa e Natal, organizados pelos clubes do concelho e ainda, com destaque, para o Torneio Internacional de Futebol de Sete da CMS.

Na prossecução dos bons serviços que presta à arbitragem, o Núcleo colabora com o Conselho de Arbitragem da AFL realizando na sua sede cursos de candidatos a árbitros, lançando mais sangue novo na nossa arbitragem.

 

O NAFLS organizou a 18 de Junho de 2005 o XVII Encontro Nacional de Núcleos de Árbitros de Futebol. Este tornou-se um Congresso de Arbitragem onde as pessoas, que de algum modo estão ligadas à arbitragem, se reúnem para promover e trocar ideias e experiências, transformando estes Encontros num grande acontecimento de expressão nacional. O que teve lugar no Centro Cultural Olga de Cadaval, em Sintra, foi um enorme sucesso.

Em 2006 e 2010 o NAFLS organizou estágios de preparação para os seus associados. O primeiro teve lugar em Almodôvar e o segundo, terceiro e Quarto em Seia, foram jornadas profícuas de trabalho físico, técnico e teórico, conjugado com um ambiente de sã camaradagem entre todos os participantes, indispensável tónico para o alcançar dos objectivos a que os árbitros se propõem em cada época desportiva.

No ano de 2009 o NAFLS ganhou o prestigiado torneio da APAF.

Por todo o historial relatado, os elementos da direcção actual, eleita a 31 de Maio de 2011, orgulham-se de estar à frente do destino do mesmo, tudo fazendo para o honrar e continuar a engrandecer.